Noticías Imagem da noticia

Associação para a promoção das Linhas de Torres Vedras foi constituída

2014-04-15

A Rota Histórica das Linhas de Torres constituiu-se numa associação de direito privado, designada de Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras.

A respetiva cerimónia decorreu a 11 de abril, na sala de sessões da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço. No ato da escritura estiveram presentes representantes dos seis municípios que integravam a Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres (PILT) que, agora, dá lugar aquela nova associação: Arruda dos Vinhos (presidente André Rijo), Loures (vice-presidente Paulo Piteira Leão), Mafra (em representação do presidente Hélder Sousa Silva, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Socioeconómico, Ana Isabel Martins), Sobral de Monte Agraço (presidente José Alberto Quintino), Torres Vedras (vereadora Ana Umbelino) e Vila Franca de Xira (vice-presidente Fernando Paulo Ferreira).

A referida associação, sem fins lucrativos, é para já composta por 6 membros, todos municípios, mas contempla nos seus Estatutos a possibilidade de integrar outras entidades públicas e privadas.

Com sede no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Sobral de Monte Agraço, tem como missão a defesa e valorização do património cultural, ambiental, histórico e urbanístico, relacionado com as Linhas de Torres, com vista à concretização dos seguintes objetivos: intercâmbio de experiências entre associados, nomeadamente ao nível da conservação do património; planificação e desenvolvimento de uma política de produção e promoção turística; planificação estratégica de uma política cultural; regulamentação e gestão da marca Rota Histórica das Linhas de Torres; promoção da consciencialização da importância histórica e patrimonial deste Monumento; e fomento económico para a população, promovendo o seu envolvimento interativo.

Inicia-se agora um novo ciclo que espera contar com o contributo de todos aqueles que se queiram associar a este projeto.