Noticías Imagem da noticia

"Sopas de Pedra" abordaram "O Forte"

2010-07-28

As Linhas de Torres Vedras foi o tema escolhido este ano para as refeições-colóquio Sopas de Pedra, tendo em conta o facto de se estar a comemorar o bicentenário do referido sistema de fortificações.

Esta iniciativa, realizada em sextas-feiras à noite, apresentou em 2010, como novidade, dois diferentes períodos: um primeiro que decorreu, como já era hábito, em Março, na sala polivalente do Convento da Graça; e um segundo que teve lugar em Julho, no pátio da Azenha de Santa Cruz, integrado no programa Onda de Verão.

Neste segundo período a ementa não se baseou em sopas, como acontecia anteriormente nas acções das Sopas de Pedra, mas em bolos e bebidas alusivos ao início do século XIX. De referir que As comunicações nas Linhas de Torres Vedras, A Vida nas Linhas de Torres Vedras e A Construção das Linhas de Torres Vedras foram as temáticas das três acções realizadas na Azenha de Santa Cruz no âmbito das Sopas de Pedra.

Já as três acções desta iniciativa que decorreram em Março, em Torres Vedras, tiveram como temáticas Torres Vedras e a Guerra Peninsular, As Linhas Defensivas de Torres Vedras e Fortes, Fortins e Redutos. De referir que as sopas e sobremesas servidas na ocasião também se basearam em receitas relativas aos primórdios do século XIX.

Contabilizaram-se 331 participações nesta 4.ª edição da iniciativa Sopas de Pedra que foi organizada pela Câmara Municipal com o apoio da Escola de Serviços e Comércio do Oeste e inseriu-se no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.

As bebidas e comidas servidas este ano nas Sopas de Pedra resultaram de uma investigação de Palmira Cipriano Lopes.