Noticías Imagem da noticia

2.ª edição do curso "UniverCidade"

2010-04-15

As Linhas de Torres Vedras foram o tema da 2.ª edição do curso de formação UniverCidade que decorreu entre os dias 13 de Janeiro e 14 de Abril, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Os 35 participantes desta iniciativa tiveram no âmbito da mesma a oportunidade de adquirir nas 14 sessões orientadas por António Ventura e Carlos Guardado da Silva um vasto conjunto de conhecimentos relacionados com aquele tema que abrangeram a Revolução Francesa, as invasões napoleónicas, bem como vários aspectos outros relativos ao referido sistema de fortificações como bibliografia, fontes e historiografia.

Os formandos realizaram ainda trabalhos individuais que incidiram no quotidiano da população que viveu a Guerra Peninsular e visitaram locais das Linhas de Torres Vedras (fortes da Feiteira, de S. Vicente, do Canudo, do Grilo e do Paço e uma estrada militar), assim como a exposição Guerra Peninsular (1807-1814) que está patente no Museu Municipal Leonel Trindade.

Este curso foi uma acção creditada e integrada no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município, tendo sido organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Universidade de Lisboa.